sábado, 5 de novembro de 2011

DOUTRINA UMBANDA


O MISTÉRIO DO ORIXÁ ANCESTRAL,
DE FRENTE E AJUNTÓ


Orixá Ancestral está ligado a nossa ancestralidade. É aquele que recepcionou e magnetizou o ser assim que ele foi gerado por Deus e o distinguiu com sua qualidade original e natureza intima, imutável e eterna.

Todos somos gerados por Deus e somos fatorados por uma de suas divindades, que nos magnetiza em sua onda fatoradora e nos distingue com sua qualidade divina.

Sendo assim, eles são fatorados com as seguintes qualidades:-

OXALÁ
FATORAÇÃO __________Trono da Fé
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Oxalá
QUALIDADE __________Congregador

OXUM
FATORAÇÃO __________Trono do Amor
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Oxum
QUALIDADE __________Agregador

OXÓSSI
FATORAÇÃO __________Trono do Conhecimento
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Oxossi
QUALIDADE __________Expansora

XANGÔ
FATORAÇÃO __________Trono da Justiça
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Xangô
QUALIDADE __________Equilibradora

OGUM
FATORAÇÃO __________Trono da Lei
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Ogum
QUALIDADE __________Ordenadora

OBALUAYÊ
FATORAÇÃO __________Trono da Evolução
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Obaluayê
QUALIDADE __________Evolutiva (Transmuta-
dora)

YEMANJÁ
FATORAÇÃO __________Trono da Geração
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Yemanjá
QUALIDADE __________Geradora

OIA
FATORAÇÃO __________Trono da Fé
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Oiá
QUALIDADE __________Congregador

OXUMARÉ
FATORAÇÃO __________Trono do Amor
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Oxumaré
QUALIDADE __________Agregador

OBÁ
FATORAÇÃO __________Trono do Conhecimento
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Obá
QUALIDADE __________Expansora

EGUNITÁ
FATORAÇÃO __________Trono da Justiça
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Egunitá
QUALIDADE __________Equilibradora

INHANSÃ
FATORAÇÃO __________Trono da Lei
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Inhansã
QUALIDADE __________Ordenadora

NANÂ BUROQUÊ
FATORAÇÃO __________Trono da Evolução
SEXO _______________Feminino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Nana Buroquê
QUALIDADE __________Evolutiva (Transmuta-dora)

OMULÚ
FATORAÇÃO __________Trono da Geração
SEXO _______________Masculino
ORIXÁ ANCESTRAL ___Omunú
QUALIDADE __________Geradora

Repare que tudo isso não se refere ao espírito que “encarnou” no plano material, e sim, ao ser que acabou de ser gerado por Deus e foi atraído pelo magnetismo de uma de suas divindades.

Alguém pode reencarnar mil vezes que nunca mudará sua natureza intima. Agora a cada encarnação ele será regido por um Orixá de frente na sua atual encarnação sendo conduzido e guiado numa direção enquanto viver na carne na qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará as suas faculdades, abrindo-lhe novos campos de atuação e crescimento interno.

Já o outro Orixá auxiliar (o Ajuntó) será o equilibrador do outro Orixá de frente ou da “cabeça” ao qual formará par, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente que regera a encarnação do ser e o influenciará o tempo todo, pois esta de”frente” para ele.

Na ancestralidade, todo ser macho será filho de um Orixá masculino e todo o ser fêmea será filha de um Orixá feminino.

Na ancestralidade, Orixá masculino só fatora seres machos e os magnetiza com sua qualidade sendo que o Orixá feminino que o secunda na fatoração só participa como apassivadora de sua natureza masculina e assim, vice-versa para o Orixá feminino.



VELAS E SEUS SIGNIFICADOS




Conheca os significados das cores das velas
AMARELA______Riqueza / Alegria;
AZUL_________Tranqüilidade / Proteção;
BRANCA_______Paz / Harmonia;
LARANJA______Estabilidade no trabalho / Bons fluidos;
LILÁS________Transforma ambientes / Situações;
MARROM_______Justiça;
PRETA________Capta energias / Livra de inimigos;
ROSA_________Amor / Amizade;
VERDE________Prosperidade / Saúde;
VERMELHA_____Força / Emergências



SAIBA O QUE SE DEVE FAZER ANTES 
DE IR AO TERREIRO
Nos dias de trabalho ou de gira de desenvolvimento o médium deverá:-
Não comer carne vermelha 

Não ingerir bebida alcoólica;
Não ter relações sexuais;
Firmar sua vela de 07 dias ao Anjo da Guarda;
Firmar a sua direita e a sua esquerda em casa;
Tomar seu banho de defesa com ervas;    

Cuidar de seus pertences (guias, pemba branca, alfazema, charuto, cachimbo, fumo, cigarros, etc);
 Estar vestido de branco, com roupas limpas e passadas;
Ser colaborador junto às atividades do terreiro que freqüenta;
Contribuir com a mensalidade todo mês ,nas condições de cada integrante;

Entender que um terreiro é uma Casa de Olorum, e que não é lugar para brincadeiras, fofocas, criar desavenças, etc.;
Concordar com as regras do terreiro, aceitá-las e principalmente cumprí-las;


E PRINCIPALMENTE

       Não confundir achando que mediunidade é uma TROCA e que após você entrar no terreiro para trabalhar os “problemas” irão acabar.

APRENDA A DEFUMAR SUA “CASA OU COMÉRCIO
Muita coisa pode influenciar a energia do local, a reação das pessoas com seus pensamentos ou coisas paradas (energias estagnadas), objetos empoeirados, coisas velhas (guardadas e amontoadas).
Para ajudar a desfazer dessas energias ruins que atrapalham sua vida pessoal ou profissional, é usado a muito tempo a defumação.
Para defumar uma casa ou apartamento no ritual de limpeza, usa-se um copo com água e uma vela acessa para o Anjo da Guarda e outra para um Santo de sua devoção.
Se for casa, comece do fundo para a frente, passando por todas as dependências da casa, pedindo que se afaste dali todos os obsessores, todas as energias negativas, toda a inveja, toda maldade feita por espíritos ou pessoas.
Repetindo a seguinte frase em cada cômodo, “Nesta casa tem quatro Santos:- ‘Deus, Nossa Senhora, Jesus e o Espírito Santo’.
Em especial atenção no local onde existe maior influência dessa energia (Exemplo:- quarto do casal, quarto das crianças ou ...).
Chegando na frente da casa, defumar o portão pedindo proteção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, dizendo no final:- “Eu (seu nome), defumei e incensei esta casa com a proteção de Deus nosso senhor e do Espírito Santo. Amém!
O que sobrou da defumação deve ser jogado na calçada, junto a guia para ser levado com as águas da chuva.

ATENÇÃO:- Caso  você more em apartamento deve se jogar o restante no banheiro dentro do vaso sanitário e dar descarga.
Faça a defumação sempre que achar necessário. Os dias favoráveis para:-
·    LIMPEZA ............à São de Segundas, Quartas e Sextas-feiras;
·    PROSPERIDADE ..à Terças e Quintas-feiras
Sendo que para pedir boas energias e prosperidade se começa a defumação da porta da entrada ou portão, indo em direção ao fundo da casa, pedindo sorte, saúde, paz, prosperidade, dinheiro e que o Espírito Santo de Deus habite nesta casa e que quando terminar  os restos da defumação, coloque num vazo de planta ou árvore frondosa.
Assim você consegue manter o ambiente com uma boa energia e um bom astral, lembrando que a pessoa que faz a defumação deve ser a mais preparada da casa, a água usada deve ser jogada em água corrente.
MATERIAL USADO
·    02 Velas brancas;
·    01 Copo com água;
·    Mirra;
·    Incenso;
·    Alfazema;
·    Carvão vegetal.



SIGNIFICADO DA CRUZ 
E DO
 CRUZAMENTO





CRUZ

O ato de fazer o sinal da cruz em si abre o nosso lado sagrado ou interior para, ao rezarmos nos dirigirmos às divindades  e a Deus através do lado sagrado ou interno da criação. Essa forma é a da oração silenciosa ou feita em voz baixa. Afinal, quando estamos no lado sagrado e interno dela, não precisamos gritar ou falar alto para sermos ouvidos.


Só fala alto ou grita para se fazer ouvir quem se encontra do lado de fora ou profano da criação. Esses são os excluídos ou os que não conhecem os mistérios ocultos da criação e só sabem se dirigir a Deus de forma profana, aos gritos e clamores altíssimos.
Ao fazermos o sinal da cruz diante das divindades, estamos abrindo o nosso lado sagrado para que não se percam as vibrações divinas que elas nos enviam quando nos aproximamos e ficamos diante delas em postura de respeito e reverencia.
Ao fazermos o sinal diante de uma situação perigosa ou de algo sobrenatural e terrível, estamos fechando as passagens de acesso ao nosso lado interior, evitando que eles entrem em nós e se instalem em nosso espírito e em nossa vida.

CRUZAMENTO
Ao cruzarmos algo (o ar, o solo, uma pessoa, um objeto, ou um santuário) devemos dizer as seguintes palavras:- “Eu saúdo o seu alto, o seu embaixo, a sua direita e a sua esquerda e peço-lhe em nome do meu Pai Obaluayê que abra o seu lado sagrado para mim”.
As formas de cruzamentos dentre elas são:

Ao cruzarmos o ar, ou estamos abrindo uma passagem nele para que, através dela, o nosso lado sagrado envie suas vibrações ao lado sagrado da pessoa à nossa frente, ou ao local que estamos abençoando (cruzando);
Ao cruzarmos os solo diante dos pés de alguém, estamos abrindo uma passagem para o lado sagrado dela;
Ao cruzarmos uma pessoa, estamos abrindo uma passagem nela para que seu lado sagrado exteriorize-se diante dela e passe a protegê-la;
Ao cruzarmos um objeto, estamos abrindo uma passagem para o interior oculto e sagrado dele para que ele, através desse lado seja um portal sagrado que tanto absorverá vibrações negativas como irradiará vibrações positivas;
Ao cruzarmos o solo de um santuário, estamos abrindo uma passagem para entrarmos nele através do seu lado sagrado e oculto, pois se entrarmos sem  cruzá-lo na entrada, estaremos entrando nele pelo seu lado profano e exterior.

O ALTAR E SEUS ELEMENTOS
Um altar em casa ou num tempo religioso torna-se um ponto de força poderoso ao local, funcionando eletricamente como um portal, irradiador de energias positivas e facilitando o contato com esferas espirituais e dimensões paralelas a nossa, o que já é um fundamento.
Um dos elementos mais usados e primordiais a um altar são as velas. A vela tem o objetivo de captar irradiações positivas que chegam de forma vertical (do Alto) e as coloca em horizontal, assim nos deixando de frente com o Criador e divindades que nos assistem;
AS VELAS colocadas (firmadas) com amor e fé estabelecem um elo de ligação maior e abre o acesso à dimensão divina habitada por deidades. Assim como a vela ao “Anjo da guarda” fortalece a influência benéfica que o mesmo exerce sobre nós;
AS ESTATUAS ajudam a elevar as vibrações mentais, pois ao olhar para elas começamos a nos lembrar da doutrina salutar e ensinamentos associados, aumentando a conexão da pessoa com tudo o que a estatua representa, e elas costumam nos remeter às qualidades divinas do Criador;
AS PEDRAS são condensadoras de energias e possuem vibração única, podendo trazer a força da natureza e dos sítios aos quais foram retiradas para dentro do ambiente e tem ligação com encantados da natureza que trabalham para a harmonização das vibrações do planeta;
A ÁGUA  é o princípio da vida e da geração e o melhor veiculo para o trato interno de nosso corpo. Podemos pedir às divindades que nos assistem, para fluidificarem a água durante um ritual feito com fé e amor, onde a água passa a absorver essências etéricas que muito nos ajudará em todos os sentidos;
A TOALHA serve para manter a pureza onde tudo se encontra e no geral se utilizam toalhas brancas por ser esta cor irradiadora de todas as outras. Se for direcionar um trabalho para uma divindade especifica, poderá adotar a cor para a toalha do altar também;
AS FLORES E AS ERVAS trazem as essências balsâmicas e curadoras, que agem tornando o ambiente muito mais “leve” e benéfica, trazem a ligação com o “espírito coletivo” ao qual fazem parte, e se bem tratadas aumentam nosso beneficio em sua convivência;
OS COLARES DE CONTAS, ESPADAS, CÁLICES podem ser consagrados e ter no altar um local seguro para sua purificação, a partir de onde recebem uma força e sentido único.
Na natureza encontramos os mais potentes alteres que são os pontos de força da natureza, altares naturais, consagrados às energias e forças do Criador que se encontram ali em maior quantidade revelando a presença das divindades afins. São eles:-
·    As Matas à Altar à cura, busca ao conhecimento;
·    As Montanhas e Pedreiras à Altar à justiça de Deus;
·    Campos Abertos à Altar à fé;
·    O Mar à Um altar à vida e à geração;
·    Os Lagos à Altar à tranqüilidades e paciências da Mãe anciã;
·   Os Rios e Cachoeiras à Altar ao amor, renovação e prosperidade




AMACÍ

A lavagem da coroa é feita com ervas sempre frescas e de boa qualidade. O amací tem como função:

Desbloquear condensações energéticas negativas;
Desobstruir o chakra coronário (alto da cabeça), onde as irradiações nos chega de forma vertical, purificando e energizando na vibração do Orixá que está sendo aplicado;
Limpar a coroa;
Sintonizar a irradiação.

É de suma importância que após sua aplicação o “médium” cubra com um pano branco sua coroa.

Na Umbanda existe amacís específicos para o fortalecimento de carências em que o médium necessite no seu desenvolvimento mediúnico e no beneficio para ajudá-lo em sua evolução espiritual.

O amací é preparado pelo dirigente espiritual, onde o mesmo terá um preceito a ser seguido antes de manipulá-lo:

Não comendo carne;
Não fazendo sexo;
Não ingerindo bebida alcoólica;
Ter as mãos limpas e passadas no alfazema.

COMO PREPARAR O AMACÍ

Será colocado num recipiente “próprio” e exclusivo para este fim (bacia de louça ou ágata);
Colher as ervas, separando as folhas em perfeito estado – não utilizando os caules;
Lave as folhas em água corrente;
Água colhida dos pontos de força;
Pemba virgem branca ralada;

PREPARAÇÃO DO AMACÍ NO CONGA

Depois que o amací foi “macerado” e preparado, o dirigente circunda a bacia com velas das cores especificas e será coberto com pano branco também.

É necessário para que o médium “instrumento” seja esclarecido através das explicações do seu dirigente o porquê está sendo aplicado aquele Amací em sua coroa.

Observe sempre e tenha confiança nas “mãos” de quem irá aplicar estes amacis, cuidado em quem você confia sua coroa.
Médiuns tenham precaução e zelo por sua “coroa”, peça orientação de seu dirigente e esclarecimento sobre o fundamento, você médium tem o direito de saber, o porquê precisará do amací e para que servirá.

Existem outras lavagens de “coroa”, que também são utilizados em rituais litúrgicos dentro da nossa religião: Água do Mar; Água da Cachoeira; Água da Fonte; Água da Chuva; etc. Estas águas “naturais” no seu próprio ponto de força possuem um excelente poder e seu magnetismo é muito forte e é de grande importância para todos os umbandistas. Sem falar das pétalas de “flores” que são purificadoras e imantadoras de fontes energéticas que nos beneficiam muito na nossa jornada espiritual.

Somos “corpo e matéria” e necessitamos de elementos “materiais” naturais que nos ajudam a reequilibrar nosso padrão mental.

ATENÇÃO!!!!!

Cuidado com essas famosas garrafinhas de preparo prontos que se compra por ai....

Tenha sempre a coerência e não seja preguiçoso com sua espiritualidade. Assuma com seriedade a sua missão espiritual.

AMACÍ DOS ORIXÁS


OXALÁ 
à Água de fonte com rosas brancas e folhas de manjerona maceradas e curtidas 24 horas;

OIÁ à Água da chuva com folhas de eucalipto e pétalas de rosas amarelas maceradas e curtidas 24 horas e curtidas por 07 (sete) dias;
OXUM à Água de cachoeira com rosas brancas maceradas e curtidas por 03 (três) dias;
OXUMARÉ à Água de cachoeira com folhas de louro e pétalas de flores variadas maceradas e curtidas por 03 (três) dias;
OXOSSÍ à Água de fonte com folhas de  guine macerado e curtido por 03 (três) dias;
OBÁ à Água de rio com rosas brancas e folhas de alecrim maceradas e curtidas 24 horas;
XANGÔ à Água da cachoeira com hortelã macerado e curtido por 03 (três) dias;
EGUNITÁ à Água de fonte com rosas cor de rosa e folhas de alecrim e de arruda macerados e curtidos por 03 (três) dias;
OGUM à Água de rio com folhas de pinheiro macerado e curtido por 07 (sete) dias;
INHANSàà Água de fonte, rio, cachoeira ou chuva com rosas brancas e folhas de guine e alecrim macerados e curtidos por 07 (sete) dias;
OBALUAYÊ à Água de fonte, rio ou lago com folhas de louro e manjericão macerados e curtidos por 03 (três) dias;
NANàà Água de rio ou lago com crisântemo e folhas de guine macerados e curtidos por 03 (três) dias;
IEMANJÁ à Água de fonte com rosas brancas e folhas de erva cidreira macerados e curtidos por 07 (sete) dias;
OMULU à Água de fonte com pétalas de crisântemo branco macerado e curtido por 07 (sete) dias.

TRONQUEIRA
A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos a atormentá-los.
Este recurso é no templo, um ponto de força, onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que rege o domínio daquele ponto sobre as ordens da Lei Maior, militando em dimensões a nossa esquerda. Devemos saudá-los de forma respeitosa quando adentrarmos nos templos.
O ponto de força funciona como um pará-raios, é um portal que impede as forças hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada. Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este  se torna um portal negativo.
No astral, os Exus e Pomba-Giras, utilizam-se deste ponto de força, para lidar com forças hostis que de alguma forma os assistidos trazem e, são tratados de seus males de forma eficaz e dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo.
Também abre portais onde, os senhores guardiões resgatam espíritos que foram aprisionados e também mandam para prisões no astral, seres trevosos  que foram ativados contra os irmãos encarnados.
Dentro de uma tronqueira encontramos vários tipos de ferramentas (instrumentos mágicos), elementos magísticos que são utilizados por guardiões de Lei, tais como, tridentes, punhais, pedras, ervas, velas, bebidas, etc. Cada um destes instrumentos tem a sua finalidade especifica, e tanto os Exus quanto as Pomba-Giras ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais.
Citaremos alguns esclarecimentos sobre os elementos magísticos, dando ênfase a importância ao aprendizado elevado.
·    OS TRINDENTES à Representam dentro da tronqueira os poderes tripolares, onde através das energias emanadas por eles, os guardiões, diluem forças trevosas, envolvem seres para o resgate ou para aprisioná-los, forma um campo energo-magnético capaz de repelir ou atrair determinadas forças ou seres;
·    AS PEDRAS NEGRAS OU VERMELHAS à Formam portais dimensionais, ligados ao embaixo e as dimensões a esquerda, dando condições aos guardiões transitarem nestas esferas de forma resguardada e eficaz. Através das pedras se da também tratamentos para várias finalidades, onde o elemento da sustentação para que o guardião possa atuar nas vibrações mais densas do ser. As pedras criam áreas especificas de energia, capazes de envolver tudo o que fora mentalizado pelo sacerdote que possui a guarda do templo;
·    OS PUNHAIS à Emitem energias perfurantes, cortantes, dilacerantes, onde se utiliza para forças negativas provenientes do embaixo;
·    MARAFO à É o elemento dual, onde traz a união de dois elementos contrários, a água e o fogo, é um dos elementos mais utilizados, onde podemos com ele abrir portais e fechar aberturas de buracos negros. Todos os trabalhos onde oferecemos os guardiões, este elemento é utilizado para fazer o fechamento com um círculo, ou a abertura. Um copo deste elemento na tronqueira, funciona entre outras coisas como catalizador, filtro, condutor, amalgamador, etc.
·    SEMENTES OU ERVAS à Dá mesma forma que os outros elementos, elas entram em campos específicos, onde as energias das pedras, do tridente, do marafo, da vela, da ferradura, dos punhais, não entram.
Com estes elementos, estes abnegados servidores da luz, anulam forças negativas, recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc.
Qualquer um pode se servir do poder desses guardiões, para isso, basta acender uma vela e pedindo  proteção e auxilio e receberá. Eles estão a serviço do Bem, da Lei Maior.


PÓLVORA  E  SAL GROSSO



O USO DA PÓLVORA EM CASA
Não queime pólvora em sua casa!

Nos terreiros de Umbanda atualizados e sensibilizados com a natureza, seus dirigentes já estão utilizando resinas e óleos medicinais de algumas plantas especificadas, para se fazer à limpeza espiritual, com maior eficácia e segurança para todos.

A pólvora, comprovadamente, tanto no mundo espiritual quanto pela medicina, provoca danos irreparáveis à saúde física, espiritual e ambiental.

O USO DO SAL GROSSO PARA DESCARREGO


Não tome banhos de sal grosso sem a orientação de uma entidade de sua confiança.

O sal grosso de fato alivia a tensão nervosa, descarrega as energias negativas e as positivas. Ele também queima todas as energias, negativas e positivas, deixando a aura espiritual sem proteção nenhuma, correndo-se o risco de atrair uma carga negativa bem maior!

O banho com sal grosso só se deve tomar com orientação de quem sabe o que faz: OS GUIAS.



ACENTAMENTO DA ESQUERDA


O Assentamento da Esquerda deve ser feito sempre que uma casa de trabalhos espirituais (terreiro) é aberta.



É necessário para isso tudo um ritual, preceitos, local específico, saber qual reino o “Exu Chefe” (o responsável pela casa e pela tronqueira) serve, seu campo de atuação, combinações de elementos na oferenda, etc.



Caso a pessoa não tenha casa aberta, o assentamento não deve ser feito em outras condições. Ainda não se deve oferendar ao Exu, em uma casa ou mesmo no quintal, mesmo tratando-se somente de velas.



Neste caso, a oferenda para os guardiões deve ser feita no reino a que pertence o Exu, que pode ser em um cemitério, encruzilhada, caminhos, matas, pedreiras, etc.



Opte por fazer em uma encruzilhada, atentando-se apenas que, a oferenda para Exu deve ser feita em encruza em forma de cruz (+) e a oferenda para Pomba-Gira, deve ser feita em encruza em forma de (T).





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