sábado, 12 de novembro de 2011

Só existe uma.Umbanda






TEXTO EXTRAIDO:

Umbanda, só existe uma.
Quanto à visão que cada um tem dela, aí já é uma questão de pontos de vista, pois ela ainda não assumiu seus contornos finais e nem esgotou sua capacidade de assimilar novas correntes de águas límpidas.
Mas, se a Umbanda já tem cem anos de existência, isso não é nada se comparado à eternidade ã frente, não é mesmo?
Que cada um dê sua contribuição para o crescimento dela, mas que ninguém arvore-se como seu único dono ou o seu "papa".
Todos têm o direito de colocar suas contribuições para a apreciação dos umbandista, que poderão assimila-las ou não.
Nós colocamos todo um manancial de conhecimentos desenvolvidos por mentores espirituais e fundamentados em mistérios divinos que estão na Umbanda, mas só visíveis para quem tem suas chaves interpretativas, muitas das quais já decodificadas dentro dos livros já publicados por mim nos últimos anos.
Mas vejo pessoas que, sem lê-los ou estudá-los com isenção e imparcialidade emitem seus pareceres condenatórios, como se a Umbanda fosse deles e de ninguém mais ou que são os únicos que podem ensiná-la ou escrever e falar sobre ela, sentindo-se melindrados ou ofendidos quando outros o fazem.
Considero isso hipocrisia porque, se todos concordam que a Umbanda não tem dono, então que cada um dê sua contribuição para sua expansão e seu crescimento e que seja respeitado, justamente porque quer fazê-lo, sempre pagando um preço muito alto por ousar fazê-lo dentro de uma religião que prega a tolerância mas esta cheia intolerantes para com seus próprios irmãos de fé.
A nossa contribuição esta sendo colocada gradualmente e se for boa será assimilada por muitos umbandista e se não for, com certeza será refutada no seu todo ou em muitas de suas partes.
Pai Rubens Saraceni





Um Terreiro de Umbanda é um complexo formado por varias situações, desde as entidades que se manifestam até os médiuns que são os intérpretes dos espíritos. Achar o equilíbrio deste complexo mundo é um desafio a qualquer `(dirigente ou babalorixa - iyalorixa ) de Terreiro. Obviamente cada um deles tem suas normas, formas e maneiras de atender aqueles que buscam solução para suas dificuldades. Falar com as entidades, ouvir seus conselhos e buscar a cura física ou espiritual é o objetivo daqueles que têm fé.
Para que aja um entendimento correto, algumas situações devem ser colocadas, dentre as quais a importância que tem o publico visitante como sustentáculo do Terreiro. Pouca gente sabe, mas terreiro sem público não tem como se manter. Se o objetivo das entidades é fazer a evolução dela e de seu cavalo através da caridade, sem as consultas eles ficariam sem ação. É importante que isso seja dito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário