terça-feira, 28 de novembro de 2017

Orixás Regente 2018 Xangô, Nanã e Exu: Serão os orixás regentes de 2018
Essa é uma combinação atípica, como atípica também foi (e está sendo) a combinação de regentes de 2017. Normalmente, Nanã quando rege, vem acompanhada de Oxalá ou de Xapanã (Omolu / Obaluaiê), como foi em 2010, última vez que regeu junto com seu filho Omolu. Já Xangô, o outro regente do próximo ano, não rege com frequência no elemento TERRA; é mais comum vê-lo atuando no FOGO. Mas, dadas as circunstâncias e necessidades planetárias, talvez sua presença em 2018 seja mais do que justificada, já que é o grande legislador e justiceiro, e estamos todos precisando que a justiça seja feita, de fato, em vários aspectos da sociedade.      


Se 2017 foi (está sendo) um ano de profundas desconstruções, 2018 – com a regência da sábia Nanã – tem tudo para ser o ano do começo da reconstrução. Nanã é a própria terra que dá vida e que regenera para fazer renascer. É possível, então que, tudo o que foi consumido pelo FOGO desconstrutor de Xapanã em 2017 comece a dar sinais de renascimento a partir do ano que vem. Nanã proporciona o renascimento, mas ela é lenta, é criteriosa e gosta das coisas no seu devido lugar. Por isso, essa reconstrução não será tão rápida quanto gostaríamos e, até o segundo semestre observaremos nos campos político, econômico e profissional o crescimento vagaroso, mas constante, com “dois passos para frente e um para trás”. Teremos a impressão de que as coisas estarão lentas demais ou não estarão melhorando, mas tudo estará acontecendo no tempo de Nanã. E podemos dizer que as mudanças serão mais perceptíveis somente a partir do segundo semestre, pela presença de Xangô e Exu que, por serem quentes, ainda poderão promover conflitos na primeira metade do ano.

   Tendo a Velha Senhora na regência, podemos ter certeza de que as coisas caminharão menos por impulso e mais por análise e reflexão, pois ela é a Orixá da sabedoria, e saberá muito bem o que estará fazendo! Por isso, é recomendado a todos que queiram progredir que façam o mesmo: que aproveitem o ano para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Lembra aquele curso que você estava adiando? Será o momento ideal para começar! Estará à frente o mais capacitado, o      que tiver investido em seu aprimoramento profissional, em cursos e em especializações, pois oportunidades começarão a surgir em um mercado ainda extremamente competitivo, herança dos milhões de desempregos gerados nos últimos anos.                
Mas, como dissemos, as coisas começarão a acontecer, mas não acontecerão muito rápido! E, se Nanã é lenta, o outro regente do ano – Xangô – também não é muito veloz. Apesar de ser quente como o fogo, Xangô é meticuloso como a própria justiça e às vezes, por isso, pode também ser lento. Mas, para o que ele decidir não haverá recurso!

 Sua participação em 2018 será decisiva para que todo o cenário de reestruturação programado para ter início aconteça de forma correta, com as pessoas certas nas posições devidas. Xangô vem forçando que a justiça seja feita e que os errados sejam punidos. Com seu “Oxê” – seu machado de duas lâminas – ele está pronto para, mais uma vez, começar a separar o joio do trigo. Com sua atuação, também traz solidez a tudo o que for corretamente projetado, mas recomenda menos ganância e mais “pé no chão”!  

Se fosse só isso, já teríamos em 2018 um ano propício à renovação e à reconstrução, o que, por si só, já é uma boa notícia, mas que perde entusiasmo quando lembramos que tanto Nanã quanto Xangô guiarão o ano com segurança e pé no chão, mas também com certa dose de lentidão. Por isso, como “a boa notícia do ano”, aparece a figura enigmática de Exu permeando essa regência, do início ao fim. Ele estará atuando pelos bastidores durante todo o ano, de forma que, A QUALQUER MOMENTO, nós poderemos testemunhar situações que pareciam estar caminhando de uma determinada forma mudarem repentinamente o seu curso.  



Exu aparecerá esporadicamente, e será percebido como um “coringa” guardado na manga dos dois Orixás regentes, sendo usado em momentos inusitados. Isso tenderá a dar mais movimento e dinamismo a esse ano, já que, para Exu, não há nada que seja impossível! “Ele transforma erro em acerto e acerto em erro!”

 É imprevisível, arisco e cheio de artimanhas. Será mesmo como o coringa oculto que aparecerá, vez ou outra, para decidir inesperadamente algumas situações.
 Por isso, não se surpreenda se em 2018 aparecerem oportunidades inesperadas, soluções não previstas ou, também, que coisas dadas como certas, de um momento para outro, deixem de existir. Será Exu atuando; e, por isso, é bom que você procure estar bem com ele e procurando agir de forma correta para que não haja surpresas negativas, ainda mais que ele estará agindo em um ano regido por Xangô, que exige correção e justiça nos atos praticados.

A partir do ano que vem, para quem ainda não tiver encontrado seu caminho, haverá novas oportunidades de semear e colher! Nanã estará lá para pegar no colo, Xangô irá concretizar novas possibilidades, e Exu… ah, Exu… Esse será nosso amigo de todas as horas, aquele que quando tudo acontecer, lhe falará: “Eu não disse que ia dar tudo certo?”

  Encerro, portanto, esse texto com essa mensagem de esperança e conforto, destinada a todos que estão passando por momentos delicados! Tenham um pouquinho mais de paciência…  Axé 🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário